quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aula 19 - Avaliação

Avaliação

Como foi para mim a disciplina de EaD neste semestre? 
Super gratificante, é uma disciplina na qual me identifico bastante então só veio a acrescentar dentro do que eu já conhecia.

1 - O que eu mudaria na disciplina? Absolutamente nada.
2- O que eu deixaria igual na disciplina? Acho que não alteraria nada, as aulas mesclaram presencias e EAD o que pode aliar a teoria e prática, fazendo com que as duvidas que fossem aparecendo pudessem ser identificadas e sanadas.
3- O que a disciplina de EAD mudou no meu modo de pensar, educar, planejar e outros ? No quantidade de recursos que eu ainda não tinha trabalhado com meus alunos.
4 - Em relação ao uso de tecnologias na minha vida pessoal, a disciplina de EaD foi para mim...enriquecedora, pois aperfeiçoei e reavaliei a utilização de várias ferramentas.
5 -  Em relação ao uso de tecnologias na minha vida profissional, a disciplina de EaD foi para mim.... extremamente importante, pois me fez repensar minhas metodologia e recursos que poderia utilizar.
6 - Quanto ao conteúdo desenvolvido na disciplina, eu penso que... foram muito bem elaboradas, abordando ferramentas que facilitam o nosso dia a dia, enriquecendo a construção de conhecimento e tirando um certo "pavor" e "receio" que algumas colegas tinham em utilizar essas ferramentas.

Como foi a professora de EaD neste semestre?
7 - Quanto a ser acessível para ouvir as alunas e disponível para auxiliá-las a professora foi ....nota 10, sempre atenciosa e disponível para sanar todas as duvidas, respondendo diversas vezes quando necessário e entendendo todas as dificuldades das alunas.
8 - Eu pediria para a professora mudar...nada, as aulas estão muito bem organizadas e produtivas.
9 - Eu pediria para a professora continuar...com a mesma metodologia, pois deu muito certo com o que estávamos precisando.
10 - Se eu fosse a professora de EAD eu... continuaria com a mesma prática trabalhada nesse Semestre que a Professora Fabiana utilizou com a nossa turma.

Como eu atuei na disciplina de EAD neste semestre?
11- Quanto aos textos oferecidos na disciplina eu... consegui ler todos nem sempre na data programada devido a correria, mas consegui aproveita-los bastantes. 
12- Quanto às atividades oferecidas na disciplina eu... conclui todas, algumas com um certo atraso embora todas tenham sido concluídas com dedicação. 
13- Quanto a minha dedicação à disciplina eu... não consegui me dedicar na hora que deveria, poderia ter me dedicado um pouco mais em relação aos prazos embora não tenha deixado de conclui-las.
14 - Quanto às minhas postagens no pbworks eu... consegui postar todas as tarefas.
15 - Quanto às minhas postagens no blog eu... consegui conclui-las, mesmo que com atraso.
16 - Se eu estivesse em 2014/01 fazendo a escolha das disciplinas novamente, quanto a escolher a disciplina de EAD eu... optaria por essa disciplina, pois acredito que que as informações e conteúdos trabalhados tenham sido fundamentais para a construção de novos métodos de trabalho. 

Aula 10 - Meu crescimento em relação a disciplina

Como eu era antes da disciplina e como sou agora?

    Fazendo uma auto avaliação sobre a caminhada até aqui, verifiquei um aprendizado significante, já gostava de utilizar as Novas Tecnologias como recurso de ensino, descobri ainda mais as utilidades do PBWork, do blog, dos Grupos do Face e pude observar crescimento em outras colegas que tinham menos contato com essas ferramentas. Hoje observo como facilitou a vida de algumas colegas com essa troca de conhecimento, alunas que no inicio não conseguiam abrir uma pagina, hoje trocam informações e duvidas atraves do grupo, do face e até mesmo do Wats. Me sinto extremamente satisfeita em saber que pude auxiliar algumas amigas nessa nova área e ver que eu aprendi bastante também e enriqueci ainda mais minhas aulas.

   

Aula 07 - Jogos de Estratégias.


Responder as seguintes questões:


- Eu já conhecia jogos de estratégia? 
Eu já conhecia e já tive oportunidade de usar os jogos de estrategias com meus alunos.

- Eu acho importante e usaria com meus alunos? Por quê?
Com certeza, considero os jogos um recurso poderoso para o exercício da vida social e da atividade construtiva do aluno, mas é importante o professor avaliar corretamente sua utilização, observando a idade, as regras e o proposito dele para que assim possa tornar essa uma aula agradável e conseguir transmitir e fixar conteúdos da disciplina. 

- Foi difícil descrever minha estratégia para jogar? Por quê? 
Não foi difícil, como eu já conhecia o jogo em si, foi só controlar as ações do adversário e cuidar para não dar oportunidades para ele fazer os pontos.




Aula 06 - Como estamos até agora ?


   Como já havia mencionado anteriormente, me sinto extremamente a vontade com as aulas EAD, o PBWork foi um pouco desafiador pois não tinha tido contato com ele até o momento mas nada que não conseguisse vencer.
   Com o passar dos dias vamos descobrindo mais e mais recursos e adaptando-se a eles. A disciplina com certeza está sendo mais aproveitada por mim do que as disciplinas de Informatica I e Informatica II que tive no decorrer do curso. 



Aula 05 - Avaliação sobre o encontro







Na semana passada interagimos com nossas colegas, e nesta aula interagimos com a máquina, o que você percebe de diferente nestes dois tipos de interação?







    Avaliação da nossa 5º Aula - Objetos de Aprendizagem 

1. Os objetos de aprendizagem apresentados nesta semana, auxiliariam seus alunos a aprenderem? Porque? 


2. Como você se sentiu utilizando objetos de aprendizagem?
3. Depois de tudo que vimos nesta semana, você utilizaria objetos de aprendizagem com seus alunos? Só em matemática?



   Eu me senti muito a vontade nesse nosso encontro, a aula foi sobre os objetos de aprendizagem, o que vem ao encontro ao que eu já acreditava, o quanto uteis podem ser esses "novos caminhos" para a aprendizagem, trabalhar com jogos é sempre muito prazeroso, conseguindo atrair ainda mais a atenção do aluno e trazendo uma resposta rápida sobre a aquisição desse conhecimento. 
    Dos Jogos os que mais gostei foi Jogo "Muro Numérico", é uma ótima atividade para trabalhar adição, subtração e raciocínio logico.
     Ao contrario da aula passada onde a interação foi mais com as colegas, hoje a interação foi com a máquina de forma mais individual embora havendo a necessidade podiam interagir com elas de forma online em caso de duvidas, ambos momentos são importantes e podemos mesclar eles em nossas praticas de ensino.

     

           

Aula 04 - Minhas primeiras impressões sobre a nova disciplina de EAD

    Bom eu sou extremamente suspeita em falar sobre as aulas EAD, sempre acreditei que toda a forma de transmitir conhecimento é importante, no momento em que vivemos dessa avalanche digital, trazer o aluno cada vez mais perto do professor independente da hora, podendo tirar todas suas duvidas e muito importante para todos, podendo atingir um numero muito maior de pessoas em determinados momentos.

    A solicitação de criar um blog para mim é bem tranquila visto que eu já possuía um blog para apresentar meus trabalhos como artesã, a dificuldade é de estar atualizando visto que a correria do dia a dia acaba atrapalhando um pouco.



Bem vindos!



Inicio este blog com a finalidade de registrar minhas aprendizagens e descobertas no campo da EAD.

Bem vindos!